About

A Escola Básica da Solum está localizada na Rua Infanta Dona Maria.

Possui onze salas de aula, uma de Informática, duas de Educação Especial, duas de Apoio Educativo, uma Biblioteca com capacidade para duas turmas, uma Sala de Professores, uma Sala de Coordenação, um Gabinete de Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), uma Reprografia, um Gabinete da Associação de Pais, três Campos de Jogos e um Refeitório com capacidade para cem alunos.

A Escola Básica da Solum possui uma vastíssima história: foi inaugurada em outubro de 1960, com a denominação de Escola de Aplicação, vocacionada para receber, em situação de estágio, os alunos mestres da Escola do Magistério Primário de Coimbra. Foi implementada neste local, para substituir a Escola que já existia na Quinta da Rainha, Celas, desde 1944. Sendo que a primeira Escola de Magistério Primário de Coimbra, com a sua escola anexa foi primeiramente localizada na zona da Sé Velha e inaugurada em 1901.

A partir de 1989 a Escola de Magistério Primário foi extinta, dando lugar à Escola Superior de Educação e a atual Escola da Solum deixou de ser Escola Anexa.

Ao longo dos anos foram várias as designações de que foi alvo: Escola Anexa ao Magistério, Escola n.º 10, Escola do 1.º ciclo do Ensino Básico da Solum e atualmente Escola Básica da Solum. De referir que ainda hoje é popularmente conhecida por “Anexas” e “Escola n.º 10”.

escola

 

Anúncios